Riscos Ambientais – Quais Os Tipos e Seus Agentes

Riscos ambientais, como o próprio nome já diz, são riscos presentes num determinado ambiente, e esse ambiente pode ser de trabalho ou não.

O importante é que saibamos identificar esses riscos e seus agentes agressivos à saúde e integridade física do trabalhador e, principalmente como se prevenir contra estes agentes.

Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre riscos ambientais e seus agentes.

Perigos e Riscos

Riscos Ambientais

Antes de começarmos a falar sobre os riscos ambientais, vamos diferenciar Perigos e Riscos.

Um perigo é algo com potencial para causar danos. Um risco é a probabilidade de o dano ocorrer pela exposição ao perigo.

Por exemplo, se você identificou a eletricidade como um PERIGO potencial em seu local de trabalho, o RISCO é a probabilidade de um trabalhador ser eletrocutado devido à exposição aos fios elétricos inadequadamente isolados, sem estar protegido.

Outro exemplo, se no seu trabalho há atividades desenvolvidas em altura, logo a altura é o PERIGO e, nesse caso o RISCO é a queda de um trabalhador.

Muitas vezes nos expomos a perigos e nos colocamos em risco.

Por exemplo: quando atravessamos uma rua fora da faixa de pedestre, dirigimos em velocidade acima da permitida, desrespeitamos sinalizações, não utilizamos equipamentos de proteção individual – EPI, ultrapassamos limites de segurança,  nos aproximando de animais em zoológicos, dirigimos sem usar cinto de segurança, etc…

Algumas vezes nos expomos ao perigo de forma inconsciente. Isso acontece quando desconhecemos e não percebemos o perigo.

Como exemplo, podemos citar as crianças, que ao visualizar um tomada, vão logo colocando o dedinho. Elas não identificam o perigo e desconhecem os riscos e principalmente as consequências.

Outras vezes identificamos o perigo, conhecemos os riscos e mesmo assim nos expomos. Como por exemplo, quando fazemos uso de um equipamento ou ferramenta inadequada ou defeituosa.

Esta exposição conscientemente aos perigos, mesmo conhecendo os riscos está relacionado ao comportamento de cada um.

O que são riscos ambientais?

Riscos Químicos

Os riscos ambientais ou agentes ambientais são todas as substâncias ou elementos existentes nos ambientes de trabalho, que acima dos limites de tolerância, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade, tempo de exposição ou falta de equipamentos de proteção apropriados.

Como são classificados os riscos ambientais?

São classificados em cinco tipos distintos, tendo cada um deles seus respectivos agentes, os quais são responsáveis por causar danos à integridade física e a saúde do trabalhador. São eles:

  • Riscos físicos:

São as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores.

Estas energias podem ser: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas (frio/calor), radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra som e o ultra som etc.

  • Riscos químicos:

Os agentes químicos são as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

  • Riscos Biológicos:

São riscos oferecidos por diversos tipos de micro-organismos que possam infectar o indivíduo por vias respiratórias, contato com a pele ou ingestão.

Os agentes biológicos são: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

  • Riscos ergonômicos:

Os riscos ergonômicos estão relacionados ao esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade, trabalhos em turno de revezamento, além de outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.

  • Riscos de acidentes:

Os riscos de acidentes do trabalho estão condicionados ao arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, Iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos, entre outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, popularmente conhecido pela sigla PPRA é exigido pela Norma Regulamentadora nº 09 – NR 09 e tem como objetivo o levantamento dos riscos no ambiente de trabalho, chamados de Riscos Ambientais.

Apesar de existir cinco riscos ambientais, a NR 09 em seu subitem 9.1.5, considera apenas três deles, que são:

  • Riscos físicos;
  • Riscos químicos e;
  • Riscos biológicos.

“9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador”.

Os riscos ergonômicos e riscos de acidentes não entram no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

Identificação dos agentes ambientais

Todas as empresas, independentemente de sua estrutura ou tamanho, devem ter uma avaliação de risco de saúde e segurança no trabalho que seja atual e atenda às obrigações legais.

A identificação de qualquer risco/agente deve ser feita mediante avaliação no local de trabalho.

Deve-se conhecer cada um desses processos para que seja feita a identificação de todos os tipos de riscos ambientais existentes, que podem ser divididos em:

  • Químico;
  • Físico;
  • Biológico;
  • Ergonômico e;
  • Mecânico.

Alguns agentes podem ser identificados de forma qualitativa, porém, para saber se este é prejudicial ou não ao trabalhador, precisa ser avaliado de forma quantitativa.

É necessário quantificar os agentes que têm limites de tolerância, como por exemplo o ruído.

Podemos identificar (avaliação qualitativa) o ruído em um ambiente de trabalho, mas para saber se este está acima do limite de tolerância é preciso quantificar (avaliação quantitativa).

Mapa de riscos ambientais

Mapa de Riscos

O mapa de riscos ambientais é uma representação gráfica que representa os riscos existentes no ambiente de trabalho e que possam causar danos à saúde e/ou integridade física do trabalhador.

Estes riscos são representados graficamente de forma qualitativa, ou seja, apenas identifica a existência do risco/agente.

Os riscos são representados através de cores:

Grupo 1 – Verde – Riscos Físicos;

Grupo 2 – Vermelho – Riscos Químicos;

Grupo 3 – Marrom – Riscos Biológicos;

Grupo 4 – Amarelo – Riscos Ergonômicos;

Grupo 5 – Azul – Riscos de Acidentes;

Além das cores, os riscos são representados no mapa de riscos em círculos de tamanhos diferentes, conforme sua gravidade:

  • Círculo pequeno (risco pequeno);
  • Círculo médio (risco médio) e;
  • Círculo grande (risco grande).

Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre saúde e segurança no trabalho, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!

Até o próximo artigo!

Diones Chelenper

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Emergência e Supervisor de Trabalhos em Altura.

Website: http://www.prevenseg-treinamentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *