Acidentes de Trabalho – 10 Dicas Para Prevenção

Há vários motivos que podem provocar a ocorrência dos acidentes de trabalho, porém, todo os acidentes de trabalho podem ser evitados.

Você conhece alguma medida ou procedimento de segurança e que posso contribuir para prevenção dos acidentes de trabalho?

Continue lendo esse artigo e conheça 10 dicas para prevenir os acidentes do trabalho.

acidentes-de-trabalho-na-construção

Anualmente milhares de trabalhadores sofrem acidentes de trabalho enquanto executam suas atividades laborais e muitos desses acidentes de trabalho, as consequências são trágicas, como lesões graves e irreversíveis e até mesmo a morte do trabalhador.

Além dos prejuízos gerados pelos acidentes de trabalho às empresas, à previdência e sociedade em geral, estes também trazem dor e sofrimento ao acidentado e sua família, que muitas das vezes ficam desamparados e sofrem amargamente as consequências do acidente.

A forma de evitar ou no mínimo diminuir os índices dos acidentes de trabalho contabilizados atualmente no Brasil e no mundo é prevenindo estes infortúnios com mais investimentos em prevenção.

Estes investimentos envolvem, capacitação dos trabalhadores, produção e compra de equipamentos mais seguros (conforme NR-12), exames médicos mais detalhados para avaliação da aptidão do trabalhador, avaliação e adequação do local de trabalho às condições segura, etc…

Independente de função ou setor de trabalho, você trabalhador, deve ser o maior interessado em manter sua saúde e integridade física segura.

Por isso, não deixe de cumprir os procedimentos de segurança que visam a prevenção dos acidentes de trabalho e/ou doenças do trabalho e que são implantados pelo seu empregador.

Lembrando que o empregador pode e deve adotar medidas administrativas, como punição pelo não cumprimento destes.

Os procedimentos de segurança que visam a prevenção dos acidentes de trabalho podem ser: obrigatoriedade do uso de EPI, forma de executar uma atividade, ser autorizado para executar algum serviço, como operar uma máquina ou equipamento, fazer análise de riscos antes de iniciar as atividades, etc.

A punição ao empregado por descumprir procedimentos de segurança do trabalho pode ser advertências (verbal ou escrita), suspensão e até mesmo demissão por justa causa, dependendo do caso.

Vale ressaltar que o empregado que descumpre procedimentos de segurança do trabalho, como recusa do uso de EPI sem justificativa é considerado ato faltoso grave, conforme Art. 158, parágrafo único, da CLT e pode ser demitido por justa causa.

Vale ressaltar também que o empregador deve adotar primeiramente medidas punitivas progressivas, como: advertências e suspensões até chegar à justa causa.

Pensando em prevenir acidentes de trabalho, sugeri abaixo 10 dicas de prevenção de acidentes que podem ser implantadas em seu local de trabalho, visando a prevenção.

1ª – Mantenha a atenção

ACIDENTES DE TRABALHO

A atenção é primordial na prevenção dos acidentes de trabalho, portanto fique atento a tudo em seu redor; não se distraia enquanto estiver executando suas atividades laborais, principalmente se manuseia equipamentos ou trabalha com máquinas.

Antes de iniciar os trabalhos, dê uma boa olhada em sua volta e verifique se há algo errado e que possa ocasionar um acidente. Se houver, corrija-o ou informe seu superior.

2ª – Mantenha o local de trabalho limpo e organizado

LOCAL DE TRABALHO LIMPO E ORGANIZADO

A falta de organização e limpeza no ambiente de trabalho, além de aumentar a probabilidade de provocar acidentes, dificulta o acesso a determinado ponto do setor, dificulta encontrar determinada ferramenta ou equipamento, o que por sua vez aumenta o tempo de execução da atividade.

A desorganização pode também atrapalhar o acesso a equipamentos de emergência e caso seja necessário a evacuação do local, a falta de organização e limpeza pode não só atrapalhar, como impedir a saída de pessoas para áreas externas.

3ª – Mantenha as áreas de circulação desobstruídas

ÁREAS DE CIRCULAÇÃO DESOBSTRUIDA

As áreas de circulação de uma edificação devem ser mantidas sempre limpas e desobstruídas, facilitando acesso, deslocamento e evacuação em caso de emergências.

Dependendo das atividades, as áreas de circulação são bastantes utilizadas durante expediente de trabalho, pois é preciso circular de um lado para o outro e em alguns casos transportando materiais.

Estando obstruídas estas áreas, aumenta a probabilidade de acontecer acidentes de trabalho durante estes deslocamentos.

Em caso de emergência a situação se agrava. Imagina ter que sair rápido do interior de uma edificação em que as áreas de circulação estão obstruídas. Difícil né?

Então mantenha estas áreas em seu local de trabalho desobstruídas e facilite a entrada, circulação no interior da edificação e a saída rápida para o exterior caso seja necessário.

Lembrando que além de prevenir acidentes de trabalho, as áreas destinadas à circulação, obrigatoriamente devem ser mantidas permanentemente desobstruídas, conforme NR-12, item 12.6.2, que diz o seguinte: “As áreas de circulação devem ser mantidas desobstruídas”, além das Instruções Normativas ou Normas Técnicas de prevenção de incêndio, que fazem a mesma exigência.

4ª – Use equipamentos de proteção individual (EPI)

EPI

O empregador tem a obrigação de fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ao trabalhador em perfeitas condições de uso, conforme o risco de sua atividade laboral, porém, o trabalhador tem a obrigação de usá-lo, conforme determina a NR-06 e que trata desse assunto.

É sabido que os EPI’s incomodam, as vezes atrapalham e causam desconforto, porém, previnem lesões, as quais irão incomodar mais, atrapalhar mais, causar maior desconforto, além de sofrimento, dor e perdas. Portanto, faça uso dos seus EPI’s e trabalhe seguro.

5ª – Não se exponha ao risco dos acidentes de trabalho

RISCOS DE ACIDENTES DE TRABALHO

O que mais chama atenção nos dados estatísticos acidentários não é exatamente o número elevado de acidentes de trabalho, mais o fato de que a maioria destes acidentes poderiam ser evitados apenas com mudança de comportamento dos próprios acidentados.

Não estou querendo culpar o trabalhador pelo seu acidente, mas como profissional da área de segurança do trabalho, posso afirmar que muitos trabalhadores têm conhecimento do risco, recebem treinamentos e equipamentos de segurança, mas mesmo assim se expõem aos riscos.

A exposição aos riscos se caracteriza com a recusa em usar os EPI’s fornecidos, usar de forma incorreta mesmo tendo sido treinado quanto ao uso, destrancar ou fazer reparos em máquinas com a mesma em movimento, mesmo existindo placas de advertência para não o fazer, retirando proteções de partes móveis ou quentes de máquinas, as quais existem justamente para prevenir os acidentes, etc.

Cumpra os procedimentos de segurança em seu local de trabalho. Não faça parte das estatísticas acidentárias.

6ª – Cuide de você e do seu amigo

CUIDADO MÚTUO

Existe uma técnica preventiva que consiste em um cuidar do outro, chamada de “CUIDADO MÚTUO”. Basicamente funciona assim: se você percebe um colega de trabalho se expondo involuntariamente ou voluntariamente a um risco, você deve alerta-lo.

Todos precisamos de cuidados, principalmente em locais onde não conhecemos bem, onde não temos total conhecimento dos perigos e riscos.

Portanto, dê atenção especial aos novos colegas de trabalho, pois os perigos e riscos existentes podem ser desconhecidos pelo mesmo. Mas lembre-se! Não se faz cuidado mútuo com grosserias, mas sim com educação e respeito ao próximo.

Se coloque no lugar de seu colega e pense como você se sentiria se alguém o abordasse com gritos e insultos por estar se expondo a um determinado perigo ou risco, que na verdade nem sabia da existência. Mal né? É assim que seu colega vai se sentir.

Então faça o que tiver que ser feito, mas cuidado, pois toda ação tem uma reação.

E se for abordado por um colega de trabalho alertando-o sobre algum perigo ou risco que você não havia identificado, não se chateie com o mesmo, agradeça-o, pois este se preocupa com sua segurança e está cuidando de você.

7ª – Relate os incidentes

INCIDENTES

Os incidentes são os quase acidentes e indicam falhas, seja em máquinas, equipamentos, ferramentas, procedimentos adotados ou falta de procedimentos na execução de determinada tarefa.

É conhecida no Brasil uma ferramenta chamada de “Pirâmide de Bird”, que segundo algumas informações leva este nome por ter sido desenvolvida por Frank Bird Jr. nos Estados Unidos nos anos sessenta do século passado.

Porém, há outras informações de que o criador desta ferramenta foi Herbert Willian Heinrich, o qual foi pioneiro da Segurança Ocupacional Norte-Americano e usou a pirâmide para apresentar o conceito de seu livro “Industrial Accident Prevention, A Scientific Approach” em português “Prevenção de Acidentes Industriais, Uma Abordagem Científica”.

O importante aqui é que segundo a pirâmide, independente de quem a criou, a cada 600 incidentes, ocorre um acidente provocando lesões graves ou até mesmo fatal. Daí a importância de relatar os incidentes para que sejam tomadas as devidas providências e assim evitar acidentes graves com danos físicos ou morte de trabalhadores.

8ª – Mantenha desobstruídos os equipamentos de emergências (Macas, extintores, etc).

extintor obstruído

Um equipamento de emergência como próprio nome diz, é utilizado em situações de emergência. É comum encontrar em edificações os equipamentos de emergências com acessos obstruídos e as vezes até “escondidos”, isso mesmo, escondidos.

Isso porque ficam atrás de portas ou paredes e muitas vezes as pessoas que vivem ou circulam naquele local não sabem informar onde estão estes equipamentos.

Agora imagina um princípio de incêndio que pode ser resolvido com o uso do agente extintor correto e que há o mesmo na edificação, porém, ninguém sabe onde o mesmo está, ou o acesso a este está dificultoso.

Se não souberem onde está, irão fugir e deixar queimar aumentado os danos, mas se o acesso estiver obstruído alguém poderá tentar pegar o equipamento.

Como é uma situação em que a emoção fica a flor da pele, a adrenalina sobe exageradamente, esta pessoa pode tropeçar, cair e se machucar, o que pode aumentar os prejuízos não ficando somente em danos materiais, mas também em físicos.

Pense nisso! Mantenha estes equipamentos em locais de fácil acesso, desobstruídos e sinalizados!

9ª – Não execute serviços os quais não está habilitado

É comum trabalhadores executarem atividades as quais não são habilitados e em alguns casos a intenção é aprender, e não há nada de errado em querer aprender uma nova ou mais rentável profissão.

O que não podemos é nos colocar em risco ou até mesmo outras pessoas.

Se não estou habilitado para desempenhar determinada atividade mas tenho interesse em aprender, a primeira coisa que devo fazer e iniciar um curso para desenvolver esta habilidade, para depois iniciar a execução sob supervisão de um profissional habilitado.

Se você for executar uma atividade para qual não foi contratado sem estar habilitado e sem prévia autorização, caso ocorra um acidente de trabalho e gere danos materiais ou físicos, você será responsabilizado e dependendo dos danos provocados, poderá responder na justiça e até mesmo ter que pagar indenizações, conforme Artigo 159 do Código Civil que diz o seguinte:

“Aquele que por ação ou omissão voluntária, negligência, imprudência ou imperícia, causar dano a outra pessoa, obriga-se a indenizar o prejuízo.”

Fique esperto!

10ª – Mantenha os Equipamentos de proteção Coletiva (EPC) no seu devido Lugar

PROTEÇÃO-COLETIVA

É comum máquinas e equipamentos possuírem em sua estrutura partes quentes, engrenagens, correias…e estas partes das máquinas e equipamentos provocam acidentes se estiverem desprotegidas.

E, é aí que entram os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Os EPC’s são proteções adequadas às máquinas para impedir o contato acidental do trabalhador com a parte quente ou móvel da máquina ou equipamento, evitando assim o acidente.

Exemplos de EPC’s em máquinas e equipamentos são: proteções de polias, proteções de engrenagens, proteções de correias, sensores de movimentos, etc.

É comum trabalhadores retirarem as proteções das máquinas ou equipamentos para agilizar o trabalho ou para fazer algum tipo de manutenção e depois não a recolocam, até mesmo alegando que a proteção atrapalha.

Esse comportamento vai de encontro ao assunto abordado lá na dica 5 “Não se exponha ao risco”, onde é relatado que o trabalhador se expõe ao risco muitas vezes tendo conhecimento do mesmo.

Não se exponha a riscos desnecessariamente! Mantenha as proteções nos seus devidos lugares, pois estas têm a finalidade de proteger você trabalhador.

Não estão ali por acaso! Aliás, a Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12) que trata das questões de segurança em máquinas e equipamentos exige rigorosamente estas proteções.

Lembre-se! A segurança do trabalho é responsabilidade de todos, logo a responsabilidade é sua também.

Faça a sua parte para exigir o seu direito!

Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.

Até o próximo artigo!

Diones Chelenper

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Emergência e Supervisor de Trabalhos em Altura.

Website: http://www.prevenseg-treinamentos.com.br

1 Comment

  1. Pingback: Dia Mundia da Saúde - Blog Portal da Prevenção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *