Você sabe o que é saúde e segurança do trabalho? Quais os benefícios para o empregador que investe em saúde e segurança do trabalho e as consequências para àqueles que não investem? Sabe a diferença entre saúde e segurança do trabalho e de que forma cada uma atua na prevenção?
Continue lendo esse artigo, e veja as repostas para as...
Já ouviu falar em mapa de riscos? Sabe o que é exatamente um mapa de riscos, seu objetivo e importância na prevenção de acidentes e doenças do trabalho?
Continue lendo esse artigo e saiba essas e outras informações importantes sobre o assunto.
O que é mapa de riscos ambientais?
O mapa de...
Você já ouviu falar sobre responsabilidade objetiva e responsabilidade subjetiva? Sabe como se caracteriza responsabilidade objetiva e subjetiva e o que diferencia uma da outra?
Continue lendo esse artigo, saiba as respostas das perguntas acima e aprenda distinguir responsabilidade objetiva e subjetiva.
Responsabilidade objetiva ocorre quando o empregador é considerado culpado pelo acidente...
Você sabe como fazer o dimensionamento da CIPA conforme NR 05? Sabe onde e como encontrar as informações para dimensionar a CIPA de forma correta?
Se você não sabe, não se preocupe, apenas continue lendo esse artigo e encontre essas e outras informações importantes para fazer o dimensionamento conforme exige a NR 05.
O que é CIPA
A Norma Regulamentadora nº 35 - NR 35 regulamenta o trabalhos realizados em altura igual ou superior a 2 metros do piso, considerados trabalho em altura.
Apesar dos trabalhos em acesso por cordas serem trabalhos realizados em altura, estes apresentam riscos específicos e por isso há algumas exigências específicas também.
Com objetivo de esclarecer duvidas quanto ao...
A insalubridade ocorre quando o trabalhador desempenha suas atividades em condições insalubres, ou seja, quando este permanece exposto a agentes nocivos à saúde e estes agentes estão acima do limite de tolerância.
Os agentes nocivos à saúde do trabalhador podem ser físicos, químicos ou biológicos, os quais são considerados como riscos ambientais.
O artigo 189 da...
O que é LTCAT?
LTCAT é uma sigla, que significa Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho. É um documento obrigatório para as empresas e é regulamentado pela legislação previdenciária, exigido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, portanto, é um documento previdenciário.
Objetivo do LTCAT
Tem como finalidade evidenciar através de avaliação,...