Segurança nas Máquinas e Equipamentos
A segurança nas máquinas e equipamentos é indispensável para a prevenção de acidentes do trabalho.
Vivemos em uma fase onde a tecnologia vem avançando continuamente e a passos largos e com isso, muitas atividades que no passado eram desenvolvidas de forma manual, atualmente são realizadas por alguma máquina, ou há algum tipo de equipamento que facilita a realização de tal atividade.
O avanço tecnológico aumenta a produtividade nas empresas, tornando-as mais competitivas e com maiores lucros, porém, se não houver segurança nas máquinas ou equipamentos, esse lucro pode sair pelo ralo através dos gastos com acidentes e/ou doenças do trabalho
Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre segurança na máquinas e equipamentos.
Norma de segurança nas máquinas e equipamentos
No Brasil, a Norma que trata da segurança nas máquinas e equipamentos é a Norma Regulamentadora – NR 12 do Ministério do Trabalho.
A supracitada Norma foi aprovada pela Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 e publicado no Diário Oficial da União – DOU no dia 06/07/1978.
Sua última atualização ocorreu através da Portaria MTb n.º 1.083, de 18 de dezembro de 2018, publicada no DOU no dia 19/12/18.
A NR 12 (segurança nas máquinas e equipamentos) foi criada para proteger os funcionários contra perigos de máquinas em movimento. Todas as áreas perigosas de uma máquina devem ser protegidas para evitar situações “travadas” acidentais.
Perigos de máquinas e equipamentos
Desde ferramenta manual mais simples até maquinários mais complexos existem perigos operacional e estes podes comprometer não apenas a integridade física do trabalhador, mas também podem comprometer financeiramente a empresa.
Riscos elétricos – equipamentos que usam eletricidade como fonte de energia tem risco potencial de choque elétrico.
Cuidados: verifique os cabos de alimentação, interruptores e conexões para fios expostos ou partes quebradas.
Amputação e Perigo de Entrada – proteções de máquina em equipamentos são instaladas para proteger nossos funcionários de partes móveis.
É claro que, se tiverem sido removidos durante a manutenção ou ajuste, não mais fornecerão proteção.
Cuidados: verifique o equipamento todos os dias para garantir que todos os guardas estão no lugar.
Perigos químicos – equipamentos de processamento que usam produtos químicos podem ser fontes de numerosos riscos.
Vazamentos podem causar riscos de escorregamento, bem como possível exposição a substâncias químicas nocivas. Mangueiras que vazam podem criar um problema respiratório dos vapores.
Cuidados: faça uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI adequado durante manuseio de produtos químicos e mantenha manutenção das máquinas e equipamentos em dia, reduzindo o risco de acidentes e evitando desperdício de matéria prima.
Bordas afiadas, engrenagens, partes moveis ou quentes – simplesmente passar por uma máquina pode ser perigoso se as bordas afiadas, engrenagens partes moveis ou quentes não estiverem protegidas, pois há risco de queimaduras, cortes ou até mesmo mutilações.
Cuidados: verifique os suportes de montagem do equipamento, as bordas de sinalização e as caixas de controle para ver se há bordas afiadas.
Verifique também se as máquinas ou equipamentos possuem proteções das engrenagens, partes moveis e quentes e garanta a segurança nas máquinas e equipamentos.
Riscos oculares – ferramentas e equipamentos que criam lascas, faíscas ou poeira são potenciais perigos para os olhos.
Esses tipos de riscos oculares são geralmente controlados por óculos de segurança, óculos de proteção e máscaras faciais.
Cuidados: certifique-se que todos os funcionários fazem uso do óculos de segurança, que não estejam quebrados, riscados e sejam do tipo correto para o perigo.
No mínimo, qualquer pessoa que use ferramentas manuais ou elétricas deve usar óculos de segurança.
Equipamento de proteção individual – EPI
EPI – equipamento de proteção individual deve ser considerado uma linha secundária de defesa contra os riscos do equipamento.
Os funcionários precisam saber como selecionar, usar e limpar adequadamente todos os EPI que usam.
O EPI se desgasta e limita o nível de proteção contra perigos – seus trabalhadores devem conhecer essas limitações.
Treinamento de segurança nas máquinas e equipamentos
Provavelmente a proteção mais eficaz que você pode oferecer aos seus funcionários é um bom treinamento operacional e de segurança.
Um trabalhador que sabe reconhecer riscos pode usar seu treinamento para controlar a situação e evitar a exposição a condições inseguras.
Se você espera que seu pessoal opere com segurança o equipamento, ele deve primeiro ser treinado para entender os princípios operacionais, os controles do equipamento e os possíveis perigos para si e para os outros.
É crucial entender por que as proteções de segurança nas máquinas e equipamentos devem ser usadas.
Um operador ou trabalhador de manutenção deve ser informado sobre a localização das proteções de segurança nas máquinas e também deve fornecer informações sobre o motivo pelo qual as proteções de segurança as protegem e de quais perigos elas as protegem.
Um operador ou trabalhador de manutenção também deve ser treinado sobre como remover os protetores de máquinas e equipamentos das máquinas e também para entender em que circunstâncias as proteções podem ser removidas.
Os trabalhadores precisam ser treinados a seguir procedimentos caso percebam máquinas ou equipamentos com proteções danificadas, ausentes ou inadequadas.
O operador ou trabalhador de manutenção deve receber orientações sobre os cuidados com vestimentas.
Por exemplo: não fazer uso de roupa folgada ou qualquer tipo de adorno. Esses itens podem ser facilmente capturados no equipamento ou nas máquinas.
Outras dicas para lembrar
Use sempre equipamento de proteção individual (EPI), como luvas, óculos de segurança, máscaras, capacetes, etc.
Não remova as proteções das máquinas ou equipamentos;
Antes de ligar a máquina ou equipamento, observe se estes possuem as devidas proteções;
Inspecione extensões elétricas antes de fazer uso;
Não improvise proteções nas máquinas ou equipamentos;
Não opere máquina ou equipamento sem estar habilitado e autorizado;
Conheça os perigos e riscos existentes antes operar qualquer máquina ou equipamento e principalmente cumpra as orientações de prevenção;
Não faça brincadeiras durante o trabalho;
Siga os procedimentos de bloqueio / etiquetagem ao realizar manutenção;
Não ligue máquinas ou equipamentos em manutenção, antes de liberado pelo setor de responsável;
Respeite as limitações das máquinas e equipamentos, etc.
Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.
Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre saúde e segurança no trabalho, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!
Até o próximo artigo!