10 Dicas de Organização e Limpeza

Para algumas pessoas, as palavras “organização e limpeza” se referem em limpeza de pisos e superfícies, remoção de poeira e organização da desordem.

Mas em um ambiente de trabalho, significa muito mais. A organização e limpeza é crucial para locais de trabalho seguros.

Pode ajudar a prevenir lesões e melhorar a produtividade e o moral, bem como causar uma boa primeira impressão nos visitantes.

A organização e limpeza deve ser uma prática em todos os locais de trabalho, desde escritórios a indústrias, incluindo fábricas, depósitos e fábricas que apresentam desafios especiais, como materiais perigosos, poeira combustível e outros materiais inflamáveis.

É importante que a organização e limpeza seja incorporada nos programas de segurança no local de trabalho e que todos os trabalhadores tenham participação.

Além disso, a organização e limpeza deve ser compromisso da administração para que os trabalhadores percebam sua importância e pratique-a.

Nesse post listei 10 dicas para limpeza e organização no local de trabalho e alguns benefícios produzidos pela organização e limpeza.

Continue lendo e conheça as dicas e os benefícios destacados abaixo:

1ª – Dê uma olhada ao redor

MANTENHA A ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA
  • Ao chegar no local de trabalho, o que você vê?
  • Os espaços estão arrumados?
  • As máquinas e ferramentas usadas nesses espaços de trabalho estão limpas e armazenadas para fácil acesso?
  • Ou os itens de trabalho estão empilhados ao acaso sobre ou sob as bancadas de trabalho e outras superfícies, possivelmente cobertos com uma camada de serragem ou sujeira?
  • Conforme você examina suas áreas de armazenamento, as caixas estão empilhadas ordenadamente e marcadas de forma que os suprimentos sejam fáceis de encontrar e remover quando necessário?
  • Ou você vê pilhas de materiais que estão prestes a tombar?

Considere outras áreas e práticas:

  • Como os produtos químicos são armazenados?
  • Com que frequência os pisos são limpos?
  • As latas de lixo estão nas áreas onde são mais necessárias?
  • Há evidência de atividade de roedores ou insetos?

Esses detalhes são frequentemente esquecidos. No entanto, prestar atenção a esses e outros detalhes de organização e limpeza é crucial para o seu sucesso.

2ª – Aumente a produtividade

A organização pode melhorar a eficiência dos funcionários.

Se os materiais forem armazenados onde possam encontrá-los e acessá-los facilmente, eles não terão que perder tempo procurando os parafusos ou lâminas, ou outro material ou equipamento necessário para desempenhar sua atividade.

Se os trabalhadores começarem seu turno com ferramentas limpas e afiadas, peças de reposição armazenadas por perto e um espaço de trabalho organizado, eles podem completar a tarefa com eficiência.

Além disso, limpar imediatamente, seja trocando ferramentas ou limpando derramamentos, é mais eficiente e geralmente leva menos tempo do que fazer um esforço especial posteriormente.

3ª – Local de trabalho limpo e organizado

ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA

Um local de trabalho desorganizado e sujo pode levar a problemas de ergonomia e possíveis lesões, além de atrapalhar no desempenho das atividades, o que reflete diretamente na qualidade e quantidade produtiva.

Uma área desordenada aumenta a probabilidade de acidentes ou doenças do trabalho.

Recomenda-se que os após o uso de ferramentas, estas sejam guardadas limpas e organizadas em local apropriado.

Além de contribuir para a organização do local de trabalho, facilita encontrá-las quando necessário.

Mantenha corredores, escadas, saídas de emergência, painéis elétricos e equipamentos de emergências (extintores de incêndios, etc) desobstruídos.

Esvaziem as lixeiras antes que transbordem no chão.

4ª – Evite quedas

Um dos benefícios de um local de trabalho limpo e organizado é o fato de que podemos evitar escorregões, quedas, tropeções, etc.

Para ajudar a prevenir acidentes dessa natureza, podemos adotar as seguintes medidas de prevenção:

  • Relate e limpe derramamentos e vazamentos;
  • Mantenha os corredores e as saídas livres;
  • Considere a instalação de espelhos e placas de advertência para ajudar com pontos cegos;
  • Substitua os pisos danificados;
  • Considere instalar pisos antiderrapantes em áreas que nem sempre podem ser limpas.

5º – Prevenção de incêndios

Outro benefício importante e que pode evitar danos materiais e até mesmo danos físicos, é a prevenção de incêndios.

Podemos adotar em nosso dia-a-dia para prevenir incêndio as seguintes medidas:

  • Não deixe que materiais combustíveis desnecessários se acumulem na área de trabalho.
  • Resíduos combustíveis devem ser “armazenados em recipientes de metal cobertos.
  • Mantenha materiais combustíveis na área de trabalho apenas nas quantidades necessárias para o trabalho.
  • Quando eles forem desnecessários, mova-os para uma área de armazenamento segura e designada para tal.
  • Armazene materiais inflamáveis ​​de queima rápida em locais apropriados e seguro, longe de fontes de ignição.
  • Mantenha passagens e portas corta-fogo livres de obstruções.
  • Não armazene materiais em escadas.

6ª – Adote a organização e limpeza como tarefa diária e obrigatória

Todos os trabalhadores devem participar da limpeza, especialmente em termos de manter suas próprias áreas de trabalho arrumadas, relatando riscos à segurança e organizando o local.

Antes do final de um turno, os trabalhadores devem inspecionar e limpar seus locais de trabalho e remover os materiais não utilizados.

Essa dedicação pode prevenir acidentes e doenças do trabalho, além de reduzir o tempo gasto na limpeza posterior.

A frequência da limpeza no setor/local de trabalho deve definida de acordo com a quantidade de detritos ou contaminantes gerados no próprio local de trabalho.

Independentemente da quantidade de detritos ou contaminantes gerados no setor/local de trabalho, este deve ser limpo e organizado pelo menos uma vez ao dia, no término do expediente.

7ª – Crie regras escritas (procedimentos)

Criar políticas de limpeza, organização e manutenção é uma dica importante, pois além de formalizá-las define procedimentos.

Os protocolos escritos podem especificar quais produtos de limpeza, ferramentas e métodos devem ser usados.

Considero importante a parte escrita dos protocolos e o treinamento definido para que as pessoas estejam cientes e sigam os procedimentos adequados.

8ª – Pense em longo prazo.

O serviço de limpeza deve ser mais do que uma iniciativa única.

Deve continuar por meio de monitoramento e auditoria.

Mantenha registros, mantenha um cronograma de inspeção passo a passo regular, relate perigos e treine funcionários para ajudar a manter a limpeza.

Uma dica importante é definir metas e expectativas, incluir e responsabilizar a equipe e basear a auditoria nessas metas.

9ª – Melhorar o moral 

Um ambiente de trabalho organizado pode indicar que todo o local de trabalho é bem administrado e cria uma sensação de calma e ordem.

Os trabalhadores não ficarão frustrados por ter que procurar as ferramentas e os materiais de que precisam para realizar o trabalho.

10ª – Como Obter Bons Padrões de Limpeza

  • Deixe os funcionários saberem que todos, não apenas aqueles com o título de “faxineiros”, são responsáveis ​​pelas tarefas de limpeza do local de trabalho.
  • Algumas tarefas são diárias, outras são periódicas, mas uma boa administração é um processo contínuo, não uma tarefa feita uma vez.
  • Fornece áreas de armazenamento marcadas para ferramentas e equipamentos.
  • Tenha um plano escrito, atribuindo tarefas e indicando com que frequência elas precisam ser realizadas.
  • Certifique-se de que todos os funcionários entendam suas responsabilidades.
  • Promova treinamentos para os funcionários para fazerem a limpeza durante o dia e no fim do turno.
  • Facilite a tarefa fornecendo vassouras, produtos de limpeza, aspiradores e outros materiais de limpeza.
  • Uma lista de verificação ajudará os funcionários a lembrar o que precisa ser feito.
  • Audite periodicamente todas as áreas de trabalho e armazenamento para garantir que as tarefas diárias, semanais e mensais sejam concluídas.
  • Certifique-se de que pisos, tapetes, cabos e mangueiras estejam em boas condições.
  • Crie um método para que os trabalhadores relatem todos os perigos possíveis que perceberem durante a conclusão dos trabalhos ou limpeza.

Os problemas de limpeza são comuns, porém, fáceis de concertar.

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Até o próximo artigo!

Diones Chelenper

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Emergência e Supervisor de Trabalhos em Altura.

Website: http://www.prevenseg-treinamentos.com.br

2 Comments

  1. Miguel Sousa

    Muito obrigado,
    Ótimo conteúdo
    ajudou demais.

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