10 Dicas de Segurança no Local de Trabalho

As dicas de segurança quando seguidas corretamente previnem acidentes e/ou doenças do trabalho, garantindo o melhor para empregadores, empregados e sociedade em geral.

Naturalmente que ninguém se machuca propositalmente, mas às vezes quando negligenciamos as dicas de segurança, colocamos nossa saúde, nossa integridade física e até mesmo nossa vida em risco.

As dicas de segurança são negligenciadas porque geralmente leva mais tempo e esforços na conclusão de certas atividades, porém, estas permitem que o trabalho seja desenvolvido com segurança.

De nada adianta negligenciar procedimentos e dicas de segurança para ganhar tempo e perder a saúde, integridade física ou pior…perder a vida.

Verificar a segurança do local de trabalho ao longo do dia é uma maneira fácil de manter seu ambiente de trabalho seguro.

Se você é um líder, encarregado, chefe, supervisor, gerente ou diretor, pessoas estão sob suas ordens.

Antes de determinar que seja feita alguma tarefa, verifique as condições de trabalho se são seguras e oriente-os a cumprir os procedimentos e as dicas de segurança.

Esta atitude mostrará aos seus subordinados que você se importa com eles e com o bem-estar deles, o que melhorará o moral da equipe e consequentemente irá aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos.

Ser orientado para a segurança pode ajudar a melhorar o moral, a produtividade e até causar boa impressão nos visitantes.

Se você é um funcionário, as seguintes dicas de segurança são do seu interesse e dos seus colegas de trabalho.

Esse artigo lista 10 boas dicas de segurança para manter você e outras pessoas em segurança no trabalho.

Continue lendo esse artigo e veja as dicas de segurança que preparei para você.

1. Informar os supervisores sobre condições inseguras

dicas de segurança

Se você identificar algo que poderia machucar alguém, remova o objeto ou limpe a área, se puder fazê-lo com segurança.

Caso contrário, informe o seu supervisor. Como o seu supervisor é legalmente obrigado a manter o ambiente de trabalho seguro ele deve tomar medidas necessárias.

2. Use equipamentos, máquinas e ferramentas adequadamente

O mau uso de ferramentas e máquinas é a causa mais prevalente de lesões no local de trabalho.

Ao usar o equipamento, verifique se você está usando corretamente e se este é para a finalidade que está sendo usado. Além disso, limpe e inspecione regularmente o equipamento para garantir que ele seja seguro.

3. Use equipamento de proteção individual (EPI)

dicas de segurança

Ao executar qualquer atividade, não esqueça de usar os Equipamentos de Proteção Individual – EPI.

Certifique-se de usar o EPI de segurança adequado e verificar se o mesmo não está danificado, diminuindo a probabilidade de você se machucar.

4. Organização e limpeza do local de trabalho

Reduza as chances de acidentes fatais, mantendo pisos, caminhos e todas as áreas de trabalho livres de itens desnecessários para evitar tropeções e quedas e riscos de acidentes.

Implemente sinalização clara que direciona os trabalhadores para equipamentos de emergência e segurança para combater rapidamente os perigos.

É vital garantir que os corredores sejam limpos e os derramamentos limpos para impedir que os funcionários tropecem ou escorreguem.

Limpe qualquer derramamento imediatamente para manter as condições seguras. Além disso, verifique seu local de trabalho para garantir que não haja buracos, tábuas soltas ou pregos projetados no chão.

Se alguma dessas características existir, substitua o piso danificado. Em áreas que não podem ser facilmente limpas, considere a instalação de pisos antiderrapantes.

5. Mantenha claras as áreas de trabalho e as saídas de emergência

Certifique-se de que as saídas de emergências estão desobstruídas e as mantenha em ordem e livres para fácil acesso.

Mantenha os locais de circulação e abandono da edificação, equipamentos de atendimentos às emergências livres, garantindo acesso rápido e seguro.

Uma área de trabalho desorganizada pode levar à falta de espaço suficiente para o uso de ferramentas e a coleta correta de objetos pesados.

Além disso, se uma saída estiver obstruída, você poderá não conseguir escapar rapidamente se ocorrer uma emergência.

Após o uso de qualquer equipamento, coloque-o novamente no seu devido lugar, pois isso ajudará a manter a área de trabalho e as saídas de emergência limpas e organizadas.

6. Eliminar riscos de incêndio

DICAS DE SEGURANÇA

Se você estiver usando materiais combustíveis no ambiente de trabalho, mantenha apenas a quantidade necessária para a tarefa.

Quando você não estiver usando material inflamável, armazene o produto químico em uma área de armazenamento segura, longe de fontes de ignição.

Armazene também os resíduos combustíveis em recipientes adequados e descarte-os diariamente.

7. Garanta a familiaridade com os locais de trabalho

Antes do início do trabalho, assegure-se de que todos os que estão realizando o trabalho compreendam seu papel, os riscos existentes e todas as precauções de segurança.

Exigir que os procedimentos e riscos sejam totalmente comunicados aos novos funcionários.

8. Comunique incidentes

Incidentes podem virar facilmente acidentes. Tudo que acontecer fora da normalidade em suas tarefas deve ser comunicado aos superiores e, principalmente, ao setor de segurança do trabalho.

Normalmente, cada empresa tem seu próprio procedimento quanto aos registros de incidentes, então, é fundamental segui-lo.

Cada experiência servirá de alerta a outras pessoas que se encontrarem na mesma situação.

Comunicar essas situações serve para chamar atenção para ocorrências que podem se repetir com outros trabalhadores.

Futuros problemas podem ser evitados de maneira simples, com a adoção de práticas de correção e prevenção.

Comunicar os incidentes deve ser um hábito. Quanto mais a empresa fica sabendo deles, mais poderá trabalhar de forma objetiva na extinção de riscos e evitar os acidentes do trabalho.

 Esse ciclo tende a resultar em um ambiente de trabalho cada vez mais seguro.

9. Use a postura correta ao levantar peso

dicas de segurança

Para evitar ferir as costas ao tentar pegar um item, mantenha as costas retas, use as pernas para levantar e pegue o item sem inclinar-se ou torcer.

Sempre que possível, use ajuda mecânica, como correia transportadora, carrinho de mão ou empilhadeira, etc.

10. Cuide de seu colega de trabalho e permita-se ser cuidado

Existe uma técnica preventiva que consiste em um cuidar do outro, chamada de “CUIDADO MÚTUO”. Basicamente funciona assim: se você percebe um colega de trabalho se expondo involuntariamente ou voluntariamente a um risco, você deve alerta-lo.

Todos precisamos de cuidados, principalmente em locais onde não conhecemos bem, onde não temos total conhecimento dos perigos e riscos.

Portanto, dê atenção especial aos novos colegas de trabalho, pois os perigos e riscos existentes podem ser desconhecidos pelo mesmo. Mas lembre-se! Não se faz cuidado mútuo com grosserias, mas sim com educação e respeito ao próximo.

Se coloque no lugar de seu colega e pense como você se sentiria se alguém o abordasse com gritos e insultos por estar se expondo a um determinado perigo ou risco, que na verdade nem sabia da existência. Mal né? É assim que seu colega vai se sentir.

Então faça o que tiver que ser feito, mas cuidado, pois toda ação tem uma reação.

E se for abordado por um colega de trabalho alertando-o sobre algum perigo ou risco que você não havia identificado, não se chateie com o mesmo, agradeça-o, pois este se preocupa com sua segurança e está cuidando de você.

Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre saúde e segurança no trabalho, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!

Até o próximo artigo!

Diones Chelenper

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Emergência e Supervisor de Trabalhos em Altura.

Website: http://www.prevenseg-treinamentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *