Dica para o Armazenamento de Tintas, Solventes e Diluentes

Você sabe quais os cuidados quanto Armazenamento de Tintas, Solventes e Diluentes? Como deve ser este local de armazenamento destes produtos?

Leia o artigo abaixo e saiba as respostas à estas perguntas e outras informações importantes que devem ser levadas em conta no armazenamento de Tintas, Solventes e Diluentes.

Armazenamento de tintas, solventes e diluentes

O armazenamento de tintas, solventes e diluentes, assim como qualquer produto químico, deve ser armazenado em local apropriado, sendo necessário fácil acesso, boa ventilação, distante de locais aquecidos ou equipamentos que gerem faíscas e exclusividade para o armazenamento

O armazenamento de tintas, solventes e diluentes em local inadequado ou de forma inadequada, aumentam a probabilidade de acidentes graves, além da perda de qualidade e quantidade do produto.

Com exceção das tintas à base de água, a maioria das tintas utilizadas na indústria contém solventes orgânicos inflamáveis.

Defeitos na embalagem, danificações sofridas durante o transporte, manuseio incorreto na estocagem ou ainda, aquecimento excessivo, podem causar vazamentos de solventes e acúmulo de seus vapores no ambiente. Se houver uma faísca elétrica ou uma chama aberta poderá ocorrer um incêndio ou explosão.

A utilização de locais improvisados para o armazenamento de tintas, solventes e diluentes, quase sempre resulta em perdas na qualidade e na quantidade dos materiais e frequentemente na ocorrência de acidentes.

Acesso ao local

O local de armazenamento de tintas, solventes e diluentes, deve de preferência ser situado em andar térreo, de fácil acesso e com as vias mantidas sempre livres e desimpedidas.

O local deve se comunicar com o exterior por meio de uma porta de emergência, que possibilite a fuga em caso de incêndio.

Vizinhança com salas aquecidas

O local de armazenamento de tintas, solventes e diluentes não deve ter paredes comuns com áreas aquecidas, como salas de fornos ou estufas, a menos que haja isolamento térmico.

Local apropriado para o armazenamento de tintas, solventes e diluentes

Armazenamento de tintas, solventes e diluentes

O armazenamento de tintas, solventes e diluentes não devem ser armazenados sob escadas ou nas proximidades de áreas usadas para a saída ou passagem de pessoas, para evitar confinamento em caso de incêndio.

Devem ser evitados nestes locais aparelhos ou equipamentos com escovas ou carvões que produzam faíscas ao funcionarem. Também devem ser evitados os que trabalham aquecidos, para não aumentarem a temperatura do ambiente.

O armazenamento de tintas, solventes e diluentes não devem ser armazenados juntos com outros tipos de materiais, principalmente os sólidos.

As caixas de papelão devem ser retiradas, ficando estocadas somente as latas.

Estopas, caixas de madeira, papéis ou roupas devem ser removidos do local de armazenamento.

Ventilação

O local de armazenamento de tintas, solventes e diluentes deve ser coberto, porém bem ventilado, sendo necessário que as paredes sejam construídas em parte ou totalmente com elementos vazados, ou com telas ou com grades.

É preferível ventilação natural. No caso de ventilação forçada ou mecânica, os motores utilizados nos exaustores devem ser blindados e a prova de explosão.

FISPQ – Ficha de Informação de Produtos Químicos

Todos os produtos químicos possuem obrigatoriamente suas respectivas FISPQ, conforme ABNT-NBR14725:2009. Nesta ficha deve conter as seguintes informações:

  • Identificação da empresa e do produto;
  • Identificação de perigos;
  • Composição e informações sobre os ingredientes;
  • Medidas de primeiros socorros;
  • Medidas de prevenção e combate a incêndios;
  • Medidas de controle para derramamentos ou vazamento;
  • Manuseio e armazenamento;
  • Controle de exposição e proteção individual;
  • Propriedades físico-químicas;
  • Informações toxicológicas;
  • Informações ecológicas;
  • Considerações sobre tratamento e disposição;
  • Informações sobre transporte, etc…

Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.

Até o próximo artigo!

Diones Chelenper

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Emergência e Supervisor de Trabalhos em Altura.

Website: http://www.prevenseg-treinamentos.com.br

28 Comments

  1. fabio

    Boa Tarde!

    Favor informar qual ABNT trata sobre a armazenagem de tintas e solventes..

    Desde já, agradeço;

    Fábio.

    • Olá!

      Não sei exatamente qual NBR trata do assunto, porém, tintas e solventes são materiais inflamáveis, os quais são regulamentados pela NR 20.

  2. Luiz Roberto

    Boa tarde, Diones.
    Parabéns pela matéria publicada e que me chamou atenção com relação a que está acontecendo ao lado do prédio onde moro.
    Moro em um prédio com muitas árvores no condomínio, árvores estas protegidas pela secretaria de meio ambiente, e o vizinho ao lado tem uma casa pré-fabricada onde estoca grande quantidade de latas de tinta no lado de fora, sobre a cobertura da casa. Ele estoca em torno de 50 latas de tinta. Ele pode estocar deste jeito? Ao lado desta casa,ainda, existe um outro prédio. Qual providência tomar?

    • Bom dia Luiz!

      Peço desculpas pela demora em responder seu questionamento e agradeço pelo seu feedback.

      Respondendo sua dúvida…materiais inflamáveis, como o caso das tintas, solventes, diluentes, etc, devem ser armazenados em local apropriado, destinado para essa função.
      Portanto, pelo seu relato, seu vizinho está fazendo o armazenamentos esses materiais de forma irregular.

      Os produtos inflamáveis são regulamentados pela Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20), mas também há Normas Estaduais, as quais são elaboradas e fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, pois o armazenamento inadequado aumenta a probabilidade de incêndios.

      Portanto, sugiro que procure o Corpo de Bombeiros Militar do seu estado e relate as condições à eles.

      Mais uma vez, agradeço seu comentário e espero ter lhe ajudado!

  3. Carmen C Diniz

    Olá, muito obrigada pela sua entrega. Tenho uma dúvida. Tenho cabine de pintura, é restrito. No dia que o pintor estava fazendo a pintura , deixou aberta a lata de tinta de 3,60 lts , pois disse que estava usando. O perito veio fazer a pericia e alegou que tem que deixar fechada a lata . É claro que ele colocou no laudo erro da empresa. tem alguma estante, algo que podemos deixar armazenado e vedado as tintas? Procurei mas não encontrei nada.

    • Boa noite!

      Não tem específico para armazenar tintas, mas há armários para armazenar certas quantidades de líquidos inflamáveis, e que pode ser utilizado para armazenar tintas, solventes, diluentes, thinner, etc, que são, também inflamáveis.

      O link abaixo é um modelo, mas você pode pesquisar por “armário armazenamento de liquidos inflamaveis”, que irá ter varias opções como resultado da pesquisa.

      https://www.seton.com.br/armario-gabinete-para-liquidos-inflamaveis.html

      Agradeço pelo seu comentário e espero ter lhe ajudado!

  4. Francisco

    Bom dia a todos.

    Qual norma que fala sobre armazenamento de tintas? e tem escrito na mesma que não posso armazenar tintas com outros produtos químicos?

    Abraçoss

    • Bom dia Francisco!

      Não há uma Norma que fale especificamente de tintas, mas sim, que trata dos cuidados com produtos inflamáveis.

      Nesse caso, a NR 20 regulamenta, justamente os inflamáveis e combustíveis.

      Agradeço sua pergunta e espero ter lhe ajudado!

  5. Marcio Augusto Sartori

    Com relação as FISPQ dos produtos químicos, existem varias empresas que não fornecem as FISPQs solicitadas e ainda muitas destas FISPQs nem se trazem o código CAS e a nomenclatura dos elementos que compõe o produto, assim fica extremamente difícil de fazer um documento de segurança do trabalho ou até mesmo um Laudo Técnico, pois não será possível saber o que avaliar. Isso por final prejudica as empresas que utilizam tais produtos, pois irão ficar sem poder comunicar o programa do GOV. eSocial.

    • Marcio, as empresas que produzem algum tipo de produto químico, deve obrigatoriamente elaborar e disponibilizar as FISPQ’s de seus produtos.

  6. Rafael de Oliveira

    Bom dia,

    Parabéns pelo arquivo!!

    Poderia me esclarecer se estas dicas atendem aos requisitos da NR-20?
    A norma não deixa muito clara a forma de armazenamento para pequenas quantidades de tintas e solventes.

    Grato

  7. LORENA

    Gostei muito do conteúdo, mas tenho uma dúvida: existe alguma penalização para quem não segue essas normas descritas na FISPQ? Se sim, como a empresa é penalizada?

  8. Marcelo

    como agir no estoque da loja quando houver derramamento acidental de tintas, vernizes, thinner entre outros. Quais medidas devo já ter implantado para não acusar um impacto ambiental?

    • Boa tarde Marcelo!

      Primeiro deve adequar o armazenamento de forma que seja evitado ao máximo esse tipo de acidente.

      Quanto aos procedimentos, irá variar conforme a quantidade de material armazenado, o local, o que há ao redor, tipos de danos ambiental.

      Precisar ter materiais e equipamentos que sirvam para conter e retirar o produto químico derramado, minimizando assim as consequências.

      Espero ter ajudado!

  9. rafael

    tenho um grande estoque de thinner e outros inflamaveis, pois tenho empresa de e-comerce, como devo adequar esse armazenamento, tem algum limite que posso armazenar
    ?

    • Boa noite Rafael!

      Entre as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho a NR-20 trata especificamente do armazenamento de inflamáveis e combustíveis.
      Você pode consultá-la para ver quais as exigências imposta pela mesma.

      Você também pode e deve verificar junto ao Corpo de Bombeiros Militar do seu estado se eles dispõem de Norma específica para este caso.

      Aqui em Santa Catarina, por exemplo é a Instrução Normativa nº 20 (IN-20)

      Agradeço seu questionamento e espero ter lhe ajudado!

      Vale ressaltar que são eles que fiscalizam essa questão de prevenção de incêndios.

  10. Gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.

    • Obrigada pelo feedback!

      Fico feliz que tenha gostado e principalmente que está sendo útil o conteúdo do Portal da Prevenção.

      Abraços!

  11. Lucas

    Boa tarde!
    Parabéns pelo material publicado.
    Poderia me esclarecer uma dúvida?
    Na empresa onde trabalho temos a área restrita para os produtos químicos inflamáveis ou não. As tintas e outros produtos que não são inflamáveis posso armazenar em outro local aberto, sem ser em uma sala separada? Ex: um armário para tintas que não são inflamáveis perto da área de produção.

    • Bom dia Lucas!

      Fico feliz em saber que o conteúdo foi útil.

      Quanto ao armazenamento de materiais, a exigência de ter local próprio e exclusivo é apenas para materiais químicos e inflamáveis.

      Se o material não é químico e também não é inflamável, este pode ser armazenado em outro local sim.

      Agradeço pelo seu questionamento e fico a disposição!

  12. Silvana

    Boa tarde.
    Parabéns pelo material publicado.
    Por gentileza, poderia me esclarecer uma duvida?
    Com relação ao local do armazenamento de solventes, é obrigatório a construção de um “deposito” com paredes de tijolo e concreto, porta corta fogo? O teto pode ser laje ou concreto?
    Tem alguma NR especificando isso?

    • OLá Silvana!

      Primeiramente, muito obrigado pelo feedback…

      Bom. Quanto ao local para armazenamento de materiais inflamáveis (tintas, solventes…etc), devem ser realizado em local exclusivo para essa finalidade.

      Pode ser construído de alvenaria, porém deve ter ventilação e ser em local fora da edificação.

      A Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20) fala sobre armazenamento desse tipo de material.

      Agradeço seu questionamento e espero ter lhe ajudado!

  13. Olá lá. Eᥙ encontrei seu blog usando ο msn. Іsto é um realmente artigo ƅem escrito.
    I’ll certifique-se de parɑ marcá-ⅼa е voltar
    рara ler mais de seu útil informação. Obrigado рelo post.

    Eu vou definitivamente retornar.

  14. Diolvane Nunes da Silva

    O material é bastante informativo, gostei do conteúdo. Espero mais conteúdos envolvendo o conteúdo NR20 e Produtos Químicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *