Saúde e Segurança do Trabalho – Saiba o Que é e os Benefícios Para o Empregador
Você sabe o que é saúde e segurança do trabalho? Quais os benefícios para o empregador que investe em saúde e segurança do trabalho e as consequências para àqueles que não investem? Sabe a diferença entre saúde e segurança do trabalho e de que forma cada uma atua na prevenção?
Continue lendo esse artigo, e veja as repostas para as perguntas acima, entre outras informações importantes sobre a saúde e segurança do trabalho.
O que é saúde e segurança do trabalho?
Podemos dizer que a saúde e segurança do trabalho é uma ciência composta de um conjunto de medidas e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
Assim, dentre as principais atividades da saúde e segurança, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndio.
Como está regulamentada a saúde e segurança do trabalho?
No Brasil a saúde e segurança do trabalho estão regulamentadas pelas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Leis complementares como Portarias, Decretos e também pelas Convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Quais os profissionais compõem o quadro de saúde e segurança do trabalho em uma empresa?
Em uma empresa o quadro de saúde e segurança é composto por uma equipe multidisciplinar, podendo ter na composição os seguintes profissionais:
- Técnico em segurança do trabalho;
- Engenheiro de segurança do trabalho;
- Auxiliar de enfermagem do trabalho;
- Enfermeiro do trabalho;
- Médico do trabalho, etc…
Esta equipe é conhecida como Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.
O SESMT é regulamentado pela NR-04 e sua composição e o total de profissionais de saúde e segurança do trabalho irá variar conforme o grau de risco e o número de funcionários da empresa.
Qual a diferença entre saúde e segurança do trabalho?
Segurança do trabalho
A segurança tem como objetivo promover a proteção do trabalhador contra os riscos existentes em seu local de trabalho, através de medidas que previnam o acidente do trabalho.
Toda e qualquer medida ligada a redução dos riscos e que tenha como objetivo a prevenção de acidentes do trabalho, faz parte desse conceito.
Exemplos de medidas de segurança do trabalho:
- Manter os painéis elétricos fechados;
- Proteção de partes móveis ou quentes em máquinas e equipamentos;
- Não fazer manutenção em máquina acionada, etc…
Equipamento de Proteção Individual (EPI) que visam a segurança do trabalho
Entre os que protegem a integridade física do trabalhador podemos citar alguns exemplos:
- Capacete – protege a cabeça do trabalhador, evitando lesões caso caia algum objeto sobre sua cabeça.
- Calçado de segurança com biqueira – protege os pés do trabalhador, caso caia objetos sobre.
- Óculos de segurança – protege os olhos do trabalhador contra partículas.
Saúde no trabalho
A saúde no trabalho é cuidada pela medicina do trabalho e tem por finalidade promover e proteger a saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar físico, mental e social dos mesmos, favorecendo a produtividade e o desenvolvimento econômico.
Exemplos de medidas de saúde no trabalho:
- Adequar o local de trabalho ao trabalhador;
- Manter os exames admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissionais em dia;
- Implantar ginástica laboral na empresa, etc…
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que visam a saúde no trabalho
Entre os que protegem a saúde do trabalhador podemos citar alguns exemplos:
- Protetor auricular – protege o trabalhador contra o agente físico ruído, o qual pode provocar vários problemas de saúde, entre eles a perda auditiva.
- Máscaras – tem como finalidade, proteger o trabalhador contra os agentes químicos, os quais podem causar doenças respiratórias graves a médio e longo prazo.
- Creme protetivo – protege o trabalhador contra absorção de produtos químicos pela pele, o que pode causar danos severos na própria pele e/ou organismo do trabalhador.
Porque investir em segurança do trabalho?
Além de ser exigido por lei, ao investir em segurança no trabalho a empresa se organiza, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhora as relações humanas no trabalho e desperta em seus funcionários o “espírito prevencionista”.
Isto é, os mantém alerta, de forma espontânea, quanto aos riscos de acidentes, zelando e respeitando as normas de segurança, reduzindo assim os custos com afastamentos e indenizações por doença ou acidentes de trabalho.
Como minimizar os custos com a segurança do trabalho?
A melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na prevenção de acidentes. Muitos empresários têm a ideia errônea que devem diminuir seus investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de pessoal de saúde e segurança e medidas de segurança.
O custo de um acidente pode trazer inúmeros prejuízos à empresa.
Custos gerados por acidentes do trabalho
Um acidente gera custos com honorários advocatícios, perdas de tempo e materiais e na produção. Sabem-se casos de empresas que tiveram que fechar suas portas devido à indenização por acidentes de trabalho.
Com certeza seria muito mais simples e barato investir em prevenção e em regularização da segurança nestas empresas, evitando futuras complicações legais.
O não cumprimento das Normas Regulamentadoras pode gerar responsabilidade civil e penal
Os acidentes ocorridos com o trabalhador, particularmente aqueles decretados como acidentes do trabalho, são passíveis de indenizações, tanto pela Previdência Social, como pelo empregador em caso de culpa, ressaltando-se ainda que tais indenizações são cumulativas.
A empresa responde por responsabilidade civil e penal se suas ações ou omissão deram causa ao infortúnio sofrido pelo trabalhador.
Na alçada civil, a empresa arca com vultuosas indenizações por danos estéticos, moral, psíquico, além da pensão propriamente dita. No âmbito criminal, os representantes da empresa, seus prepostos e até mesmo os profissionais do SESMT podem responder na eventual existência de negligência, imperícia ou imprudência.
O estrito cumprimento das Normas Regulamentadoras em Segurança e Medicina do Trabalho, bem como a tomada de precauções peculiares a cada caso, podem evitar grandes dissabores e prejuízos materiais à empresa.
Vantagens para empresas de uma boa saúde e segurança do trabalho.
A saúde e segurança do trabalho são importantes para as empresas, para além de constituir uma obrigação legal e social, as empresas valorizam o fato de a saúde e segurança do trabalho prevenir lesões e doenças dos trabalhadores resultantes do trabalho, mas ela é também um elemento fundamental no êxito de uma empresa.
Benefícios para empresas através da segurança do trabalho
- Valor da marca e êxito no negócio;
- Conquistar e conservar clientes para a empresa;
- Responsabilidade social da empresa;
- Redução dos custos associados a acidentes e doenças;
- Aumento da produtividade e qualidade;
- Confiança dos investidores;
- Motivação e compromisso dos trabalhadores;
- Redução de custos com de seguros;
- Entre outros…
Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.
Até o próximo artigo!