Decoração de Natal – Cuidados Para Evitar Acidentes
Mais do que ser atrativo, a decoração de natal é uma cultura nessa época do ano passada por várias gerações.
Mas vale lembrar que, além de ser cultura e atrativo, pode também se tornar perigoso se não forem tomados alguns cuidados na hora de fazer a decoração de natal em sua casa.
Continue lendo esse artigo e conheça os principais riscos e dicas para prevenir os acidentes que podem ser provocados pela decoração de natal.
Condições dos enfeites da decoração de natal
Como forma de economia, é comum que as pessoas façam uso dos enfeites comprados em anos anteriores para fazer a decoração do ano atual. E não há nada de errado com isso, quando o assunto é economizar.
Mas não podemos deixar de mencionar que nem sempre usar decoração de natal já utilizada em anos anteriores é o mais em conta.
Isso porque os materiais podem não estarem em condições segura de uso e isso pode gerar acidentes provocando maiores danos materiais, ou ainda pior, danos físicos.
Riscos presentes na decoração de natal
A correta escolha dos produtos de iluminação natalina para decoração de natal de sua residência, além de alguns cuidados durante a instalação de materiais elétricos e que permanecerão energizados, poderá evitar princípios de incêndios e posteriormente danos materiais e até mesmo físico.
A decoração de natal enfeita as residências deixando-as mais belas durante os dias que antecedem a chegada da data comemorativa. Mas, elas podem criar perigos e gerarem riscos de acidentes graves, como:
choque elétrico e até mesmo incêndios se não forem tomadas medidas preventivas na hora de enfeitar o imóvel.
Estas medidas preventivas iniciam-se no momento da escolha dos materiais de enfeite, os quais devem ter certificação do Inmetro.
Alguns cuidados quando for fazer a decoração de natal
- O primeiro cuidado a ser observado está na compra dos materiais que serão usados para fazer a decoração de natal.
- Certifique-se que os enfeites que irão utilizar energia elétrica são compatíveis com a carga das instalações elétricas do imóvel a ser enfeitado. Do contrário isso poderá provocar aquecimento do material e posteriormente princípio de incêndio em caso de sobrecarga.
- Não utilizar materiais velhos e com emendas, pois estes podem ocasionar sobrecarga nos pisca-piscas. Além disso, deixar as instalações expostas ao sol e, principalmente, à chuva, é altamente perigoso.
- Vale ressaltar que no momento da instalação das luzes e ou pisca-pisca, os adaptadores devem estar desconectados da fonte de energia, pois além de estragar os aparelhos que estão conectados, podem causar aquecimento e derretimento do material, o que pode provocar curto-circuito.
- Tenha cuidado com as decorações próximas a materiais de fácil combustão, como cortinas, são riscos para incêndios;
- Não instale kits decorativos próximos a postes ou fios da rede elétrica, pois o risco de acidente é ainda maior.
- Ligar tudo em uma mesma tomada é uma forma de provocar aquecimento devido excesso de carga elétrica. Portanto, evite ligar vários equipamentos em uma mesma tomada para não gerar carga excessiva acima da capacidade.
- Não esqueça de usar fita isolante em todas as emendas e conexões para mantê-las bem isoladas e evitar possíveis curto circuitos ou choques elétricos.
- Não faça instalação ou manutenção nos enfeites ligados à rede elétrica, desligue o disjuntor antes de fazer qualquer trabalho que envolva energia elétrica.
- Dobre a atenção com as crianças, pois os enfeites chamarão atenção delas, as quais não têm percepção de risco tão apurada como adultos e isso pode levá-las a sofrerem acidentes.
Cuidados ao fazer a decoração de natal em alturas
Outro cuidado a ser tomado e que não envolve energia elétrica e a altura, isso mesmo, eu disse altura.
Isso porque a grande maioria dos enfeites ficam expostos em lugares mais altos dos imóveis e no momento que são instalados pode ocorrem queda se não for adotado medidas preventivas, como:
- Utilizar escada adequada para acesso a telhados;
- Não pisar diretamente nas telhas pois não foram projetadas para suportar peso;
- Verificar o tipo de telha e sua capacidade de resistência;
- Não acumular peso em um ponto do telhado;
- Utilizar cinto de segurança tipo paraquedistas com talabarte em “Y”, permitindo estar conectado em dois pontos distintos ao mesmo tempo;
- Manter o talabarte conectado sempre acima da cabeça para evitar maiores impactos se houver quedas, etc…
Uma boa pedida antes de iniciar a instalação dos enfeites é fazer uma boa análise de riscos. A análise de risco visa identificar perigos e riscos existentes durante a execução de uma atividade e, uma vez identificados, adota-se medidas para eliminar e/ou neutralizar tais riscos.
Fazer a análise de risco é simples, apenas pergunte a você mesmo: o que pode dar errado? Se você identificou o que pode dar errado, agora pergunte novamente a si próprio: o que posso fazer para evitar que o erro ocorra? Simples assim.
Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.
Até o próximo artigo!
Lembre-se, o acidente acontece onde a prevenção falha!
1 Comment